quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

AULA 39 - ULTIMOS DIAS EM JERUSALEM




PARA NOS LOCALIZARMOS VAMOS VER COMO ESTAVA JERUSALEM NESSA ÉPOCA E QUEM ESTAVA NA CIDADE.

PILATOS

Nessa mesma época Pilatos- o procurador romano- tinha chegado a Jerusalem se instalando na fortaleza Antonia.
Pôncio Pilatos era um homem com cerca de 40 anos, era calvo e procurava disfarçar a calvície puxando o cabelos ao nível da orelha.

Herodes Antipas governador  da Galiléia também estava em Jerusalem , e se fechara em seu palácio , para fugir do povo que o odiava.


Naqueles dias a cidade estava com um aparato militar fora do comum, pois três dias antes, um homem chamado BAR ABA havia provocado desordem na cidade e foi preso.
Bar Aba era um homem do povo, originário da cidade de Jopa, onde exercia o ofício de remador de botes. Ali já se revoltara contra as autoridades, porque lhe tomaram os bote, para indenização de impostos não pagos.
Como represaria, fez-se salteador de estradas, e assim ganhou fama.
Era ignorante falador, truculento seu rosto cheio de cicatrizes e seu olhar terrível , seus cabelos e a barba emaranhados
O Dia das Palmas

Jerusalém estava transbordando de gente atraída pelo rumor de que o messias fora encontrado e que, naquela Páscoa seria proclamado rei de Israel.
Numerosos grupos chegavam de diferentes direções para engrossar a já enorme multidão que acompanhava o Mestre, que vinha montado em um burrinho, e ninguém perdia de vista a branca silueta do Profeta Nazareno, destacando-se dentre a multidão.
Os acompanhantes cantavam hinos e aleluias em honra de Jesus, clamando: Hosana! Eis o nosso rei messias! O filho de David! E eles arrancavam ramos dos arvoredos do caminho , e saiam agitando em sinal de alegria.
Assim foram até ao templo onde a multidão esperava que houvesse algum acontecimento extraordinário e que Jesus em uma só palavra ou um só gesto, derrubasse o reinado dos Hanan e o poderio dos invasores romanos.
Mas nada disso aconteceu; ao defrontar o edifício, Jesus desceu do jumento, penetrou no templo fazendo esse discurso:

“O pensamento divino, qual um astro radiante, levantou-se para Israel no amanhecer do deserto; e a palavra de Moisés deu-lhe forma e os dez mandamentos divinos surgiram como estrelas no céu escuro da humanidade.
“Vossos antepassados pisotearam a Lei de Moisés e, esquecendo que ela dizia:
Não matarás, responderam ao mandamento divino desatando como um vendaval, a matança e a desolação.
“Vossos antepassados esqueceram a lei que mandava amar o próximo , e submeteram os vencidos a dura escravidão.
Comparai o desinteresse desse homem de Deus com as fortunas colossais que os magnatas do templo armazenaram com  suor do vosso rosto e com o sofrimento  de um povo asfixiado por tributos de toda a espécie..................

O aplauso que se seguiu a essas palavras foi delirante, porém, nem uma palavra que prometesse a realização do sonho de liberdade material.

Os doutores da lei decretaram  a execução de Jesus naquele momento, alguns aconselhavam um assassinato escondido, á traição, mas aqueles perversos sacerdotes , queriam que a morte tivesse a aparência de uma condenação legal.  Se o assassinarmos á traição ele ficará como mártir, uma vítima e sua memória ficará honrada pelo povo.
O Profeta de Deus estava, pois condenado à morte desde o dia da entrada triunfal em Jerusalem, aquelas suas palavras, ardentes como o fogo da verdade que não podiam desmentir, haviam tocado nas chagas cancerosas daquelas consciências pervertidas por longos anos de crime, na mentira e na hipocrisia. Como que eles, que haviam envelhecido manipulando o povo como um rebanho, enganando-o, roubando-o, embrutecendo-o, haviam de descer de seus pedestais para acatar a palavra de um jovem Mestre desconhecido?
Se deixassem o profeta Nazareno em liberdade, logo ver-se-iam todos apedrejados pelo povo, que começava a descobrir a defraudação de sue ideais religiosos.
Quanto a Jesus, o Sinédrio resolvera prendê-lo somente após as festas, para evitar possíveis demonstrações populares. Mas, aceitando a proposta de Nicodemos,  um dos seus membros mais acatados, deliberou primeiramente nomear uma comissão para interrogar Jesus sobre as suas pregações.
O encontro com essa comissão deu-se no próprio Templo, no mesmo dia , e Jesus confirmou tudo o quanto ensinara antes, bem como suas declarações referentes à tarefa messiânica. E com isso acirrou mais ainda o ódio dos sacerdotes


PREPARATIVOS PARA A CELEBRAÇÃO DO CORDEIRO PASCAL.

Quinta Feira

Estava Jesus em Betânia, quando um dos seus discípulos lhe pergunta.
-        Onde quer que preparemos o cordeiro pascal?
Respondeu-lhe Jesus.
-Logo que entrardes na cidade encontrareis um homem que leva um cântaro de água, segui-o até a casa onde ele entrar e dizei ao dono: “O mestre manda perguntar-te: Onde é a sala em que possa comer o cordeiro pascal com seus discípulos? “Ele vos mostrará uma sala espaçosa guarnecida de almofadas.
Ai fazei os preparativos.
( Mandava a lei que nesses dias fossem cedidas aos peregrinos todas as localidades disponíveis para poderem cumprir a cerimônia comemorativa de êxodo do Egito, chamada páscoa)

*Esse aguadeiro  chamado Hillel que ele se refere essênio  morava nas muralhas de David, seria um tanto difícil uma pessoa que mora numa casa feita nos nichos da muralha ter um amplo salão em sua casa, o que se supõe é que essa ceia foi feita realmente na casa de Maria de Magdala ( segundo o Harpas eternas) .

Independente do local a sala estava devidamente preparada.
Os Judeus nesse tempo adotavam o costume romano de se reclinarem à mesa sobre uma espécie de divã comprido coberto por tapetes, apoiavam-se sobre o braço esquerdo com a cabeça voltada para mesa.
Foram pois Pedro e João comprar um cordeirinho  preparar o pão.
Nessa refeições não se serviam os Israelitas de talheres, mas comiam com os dedos.

 O LAVA PÉS

Assim que tudo esteve preparado, o Mestre entrou no cenáculo e quando se viu rodeado de seus apóstolos, sem dizer uma palavra levantou-se e foi buscar uma toalha um jarro de água e uma bacia aproximou-se dos discípulos ajoelho-se diante de Pedro e começou a lavar-lhe os pés.
O bom homem pôs-se de pé de um salto e, disse:
-Mestre!....Meu Senhor!...... Que fazes?
Recusando-se achando-se não digno que Jesus o lavasse.
Jesus então responde
-Este é meu último ensinamento – respondeu o mestre- Senta-se Pedro e deixa que eu lave teus pés, para que saibas e recordeis por toda a sua vida que o maior há de ser o servidor dos mais pequenos.
“Assim devereis proceder em minha memória”
Pedro então diz :
_Então lava-me inteiro
Jesus responde
-Basta somente os pés
OBSERVAR ENTÃO – BASTA SÓ O PÉ – COM ISSO Jesus quis dizer que estamos quase puros falta só uma partinha os pés – estamos bem perto – basta pouco esforço )
Pedro obedeceu; contudo seus olhos claros se inundaram de lagrimas, e as lágrimas caiam silenciosas sobre as mãos de Jesus que lavava e secava-lhe os pés.
Jesus procedeu da mesma forma com todos os demais discípulos, que comovidos também choravam.
E João em voz soluçante  pergunta:
-Porque faz isso Mestre? Queres dizer com isso que estamos manchados de culpa?
Vós me chamais Mestre e senhor e dizeis bem, porque eu o sou. Se, pois eu os lavei os pés , eu , vosso Senhor e Mestre, deveis também vós lavar-vos os pés uns dos outros.
Em verdade, em verdade vos digo: não está o cervo acima de seu senhor, nem o embaixador acima de quem o enviou. Felizes de vós se isto compreenderdes e o puserdes em obra!

·      João Batista organizou a cerimonia do lava pés consagrando a Humildade e a igualdade de todos os homens.

RETIRADA DO TRAIDOR

Jesus depois de lavar os pés dos discípulos senta-se novamente e diz :
  
Disse então Jesus:
 -Em verdade, em verdade vos digo que um de vós me há de entregar...

Estupefatos, entreolham-se os discípulos, levantam-se dos seus reclinatórios, rodeiam o Mestre e perguntam, um por um:

-Sou eu Mestre?

* Mostrando-nos que?    Quem nenhum deles tinha confiança em si mesmo.

Em vez de responder as perguntas Jesus passa a dizer:

-Um dos doze que comigo come , esse é. O filho do homem vai ser atraiçoado assim como está escrito; mais ai do homem por quem for atraiçoado o filho do homem. Melhor fora a esse não Ter nascido....

 Pela maneira que estavam os discípulos deitados no reclinatório só entendiam o que o Mestre falava os que estavam próximos dele; é de supor que Pedro , João e Judas eram os mais próximos.

João estava a frente de Jesus
Pedro estava a frente de João
Judas do outro lado da mesa defronte de Jesus.

Pedro volta-se para trás, pediu a João que perguntasse a Jesus quem era o traidor.
Voltou João para trás e a pouca distância do peito de Jesus, indagou á meia voz:
-Quem é Senhor

Respondeu Jesus baixinho, de modo que só João pudesse ouvir:

-Aquele a quem eu der o bocado de pão embebido é esse.

E logo pegou um pedaço de pão colocou dentro de um molho e deu-o a Iscariotes.

Quando Judas pegou o pão perguntou:

-Sou eu Senhor?

É como dizes – respondeu Jesus-

E segundo João Evangelista quando Judas pegou o pão entrou nele o Satanás.

-O que pretende fazer, fazei-o quanto antes -disse Jesus-

Os outros discípulos quando ouviram essas palavras de Jesus acharam que o tivesse encarregado de comprar alguma coisa.
  
 A ÚLTIMA CEIA

Era costume depois da ceia conservarem-se ainda reunidos ao redor da mesa.
“Quando eles estavam à mesa tomou Jesus o pão, partindo-o, e deu-o a seus discípulos dizendo: Tomai e comei, isto é o meu corpo, que é entregue a vós Da mesma forma tomou o cálice, benzendo-o e deu-o a seus discípulos, dizendo bebei dele todos; pois isto é o meu sangue, o qual é derramado por muitos para remissão dos pecados.
Mas digo-vos que desde agora não mais beberei deste fruto até aquele dia em que convosco beba de novo, no reino do meu Pai.

Vamos analisar essas palavras de Jesus.
O seu sentido na verdade é profundamente espiritual.

Vamos ver o que acontece primeiro com o alimento material quando ingerido pelo homem , ele é primeiramente destruído só depois surge em nossas veias como energia vital, que nos mantém vivos .

Jesus traça um paralelo entre o alimento espiritual e material.

O alimento material deve de ser destruido para virar energia vital, assim tambem a vida física de Jesus foi destruida para ser assimilada pela alma na forma do Cristo invisível.
E o sangue simbólico do Novo Testamento vem para remover os erros do Antigo Testamento; o amor espiritual substitui a morte material.

 MENSAGENS QUE O MESTRE DEIXOU

 Eu sou o caminho a verdade e a vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim.


Espírito consolador

Rogarei ao Pai, e ele vos dará outro consolador ( ajudador), para que permaneça para sempre entre vós; o Espírito da verdade, que o mundo não pode perceber, porque não o vê nem o conhece; porque ele habita convosco , e estará em vós.

Mais adiante...

Ainda muitas coisas tenho a dizer-vos; mas não podereis suportar agora. Quando, porém vier aquele, o espírito da Verdade, iniciar-vos-à em toda a verdade .
  
NEGAÇÃO DE PEDRO

Por pouco tempo estarei com vosco, e para onde vou não podereis ir agora , e lhes dou outro mandamento:

-        Que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei .

E Pedro então diz ao Mestre:

-        Senhor para onde vais?

Respondeu Jesus:

-        Para onde vou não podereis me seguir agora, mais tarde porem me seguirás .

Porque não posso seguir-te agora Mestre? Por ti daria a minha vida.

Respondeu Jesus:

Darás tua vida por mim ? Em verdade, em verdade te digo: Não cantará o galo até que me tenhas negado 3 vezes.

O bom homem ficou assustado e ia gritar a sua fidelidade ao Mestre, porem ele continuou dizendo:

-Convém que assim suceda para que eu beba até o fundo da taça que meu Pai me deu!

 ULTIMO MANDAMENTO

Eis que vos dou o meu último mandamento: Amai-vos uns aos outros tal como eu vos amei.

Em seguida , Jesus pôs-se de pé e, elevando os olhos e as mãos para o alto, orou ao Pai com infinita ternura:

“Meu Pai... É chegada a hora! Glorifica  o Teu filho para que ele possa glorificarte!

GETSÊMANE

(Ler a oração sacerdotal no evangelho de Lucas )

Jesus então se despede de sua mãe de Maria de Magdala e sai andando e seus discípulos atras.

Até que em determinado ponto Pedro pergunta – Aonde vamos Mestre?

Ao horto de Getsêmane para fazermos a nossa oração costumeira.

Todos seus apóstolos choravam dolorosamente pois sabiam que a despedida era inevitável.

Chegando ao alto do monte de Getsêmane Jesus diz aos apóstolos:
 A hora da prova chegou- Velai e orai para não cairdes em tentação, porque hoje sereis postos a prova por minha causa, prestais atenção que estais avisados.
Velai para que a sua fé não vacile porque, apesar do espírito permanecer alerta, a matéria é treva constante que obscurece e cega.

Afastou-se em seguida alguns passo para junto de um grande penhasco no qual costumava apoiar as mão cruzadas para a oração.

Meu Pai!....clamou do íntimo de seu espírito resplandecente de amor e fé.
-A natureza humana sente medo de beber este cálice, porém não se faça a minha vontade , mas somente a Tua!

Nesse momento uma luz imensa o envolveu , e ouviu uma vós que lhe perguntava :

Queres?... Ainda há tempo para voltar atrás .
“És livre para aceitar ou não essa morte, tens direito ao teu livre arbítrio

“Mas Jesus com toda a força responde :

Eu beberei até a ultima gota.
  
Nesse meio tempo os apóstolos tristes porque viam as suas ilusões de proclamar o messias rei destruídas ,deitaram no chão e adormeceram.
 Esses sombrios pensamentos foram logo desfeitos pela voz do Mestre que lhes  dizia:

-        Velai e orai para não serdes vencidos pela tentação. Já vos disse que a vossa fé em mim seria posta à prova. E apesar do espirito estar alerta a carne é fraca.

Tornou a retirar-se para onde estava mais logo o silêncio foi quebrado pêlos passos e pelas vozes de muitos homens, eram os soldados romanos acompanhados de Judas .

Judas avançou uns passos e disse em voz alta:

-Deus te salve, Mestre – e deu-lhe um beijo no rosto.
-Amigo com um beijo entregas o teu Mestre?

Judas ia explicar-se , mas Jesus adiantou-se para o grupo de homens armados para perguntar.

A quem buscais?
-        A Jesus de Nazaré, chamado o Cristo.
-        Sou eu

Aproximaram-se dois soldados e com grossas cordas ataram as mãos do Mestre.

Pedro então tenta reagir pega sua espada e ameaça atacar.

Mas a voz serena do Mestre lhe chama a ordem .
-Quê fazeis? Sois como os mundanos que responderam ao golpe com o golpe...
“Guardai amigos as vossas espadas, porque o cálice que o Pai me apresenta deve ser bebido até a ultima gota.

Autor Anonimo
08/02/2012


Um comentário:

  1. Legal essa aula por nos mostrar que ter fé não é tão fácil como parece, pois acontecem coisas em nossa vida que balança o pensamento então temos que estudar muito e refletir sobre nós mesmas sobre todas as coisas que praticamos nessa vida e reformar o que for necessário.

    ResponderExcluir