terça-feira, 25 de outubro de 2011

AULA 29 - HOSTILIDADES DO SINÉDRIO - 26/10/11




Devido a grande popularidade que Jesus vinha tendo em todas as cidades e províncias, o Sinédrio elaborou um plano de ação:
Todos os rabis fariseus e Saduceus, todos os escribas e doutores da Lei, todos os Hazans dirigentes foram orientados para reunir provas e arrolar o maior número possível de testemunhas sobre as transgressões feitas , tanto contra a Thora, como contras as regras de conduta e costumes e praxes estabelecidas pelo Sinédrio e em vigor na Palestina.
Jesus e seus discípulos eram constantemente procurados e interrogados por agentes oficiais
A pressão sobre eles era grande e Jesus retirou-se para Naim (próxima ao Monte Tabor) e nesta cidade Jesus foi convidado por Simão, homem rico, Rabi Fariseu, para participar de uma ceia na casa dele
Qual deveria ser a intenção de Simão?
Sabedor da fama de Jesus, dos seus atributos verbais com os fariseus e cumprindo as instruções do Sinédrio, Simão convidou várias pessoas importantes de Naim e com indiscutível idoneidade.
Sabendo também, de que Jesus não tinha formalidades e rigor quanto aos ritos de purificação pessoal, deu ordem aos escravos que a todos os convidados oferecessem água para a lavagem usual, menos a Jesus. Em seguida mandou apresentar os pãezinhos de costume, envoltos em pano alvo de linho, e todos se escandalizaram por ver Jesus parti-los, sem lavar as mãos, ou reclamar contra essa falta de hospedagem.
Jesus então diz que "não é o que entra pela boca que faz dano, mas o que dela sai". Interpretou também textos, respondendo a perguntas dos presentes; e nesse instante entra ao local da ceia um jovem e bela mulher de panos de cores diferentes e olhando em torno buscou Jesus, reconhecendo-o atirou-se a seus pés, chorando.
Logo foi identificada como Myriam (Maria) natural de Magdala, onde possuía uma casa grande e rica. Era a prostituta mais famosa e influente de toda a Palestina e contavam-se as centenas seus admiradores da classe alta, inclusive filhos dos príncipes dos sacerdotes em Jerusalém.
Vendo ela que os  pés de Jesus estavam sujos do pó dos caminhos, sem terem sido lavados.
Compreendeu logo o que se passava, e abrindo um frasco de óleo perfumado derramou o perfume nos pés do mestre e em seguida, limpou-os com seus bastos e perfumados cabelos.
Então Simão diz ao mestre e aos presentes: _ Ele se diz profeta e, no entanto não sabe que está sendo homenageado por uma prostituta!
E Jesus na sua simplicidade, responde; “Um homem tinha dois devedores de quantias diferentes e a ambos perdoou. Qual dos dois lhe devia ser mais grato?
Simão lhe responde: - Naturalmente o que devia maior quantia!
Jesus  lhe diz; - Certamente. Agora, então pondera comigo: tu me convidaste a esta ceia, com o propósito oculto de verificar a minha conduta e as minhas palavras, e convidaste amigos teus para testemunhos do que fosse dito ou feito, comprometendo-me.
Mesmo assim aceitei teu convite; vim a tua casa e tu não me mandaste água para lavar as mãos e os pés, como é de costume e como fizeste com os demais convidados. Com isto obrigaste-me a partir o pão sem lavar as mãos, como também é de praxe, e nada reclamei.
Vem agora esta mulher e me lava os pés com suas lágrimas, unge-os com perfume e enxuga-os com seus cabelos. Apesar sabê-la  pecadora, aceitei também a sua homenagem. Ambos são dois devedores e a ambos, com vês perdoei. Qual dos dois, pois demonstrou a maior gratidão?
A decepção do Rabi Simeão foi tamanha que ficou mudo e mesmo sucedendo a todos os demais  enquanto Jesus, dirigindo-se a Maria de Magdala disse-lhe: “Levanta-te, filha teus pecados te são perdoados. Vai em Paz”.
Em seguida retirou-se da casa de Simão, indo hospedar-se na casa do Publicano  Jochanan, amigo de Levi, onde foi acompanhado pela multidão que estava na rua e que levantando lanternas nas mãos, manisfestava sua alegria dizendo: Teu lugar Rabi, não é entre os teus inimigos, mas entre o povo que te ama e ti espera a salvação e socorro para suas necessidades.
Após permanecer ali alguns dias, Jesus voltou para Caná e Nazaré, onde ficou algum tempo e depois novamente Cafarnaum, continuando suas pregações. Mas seus discípulos eram constrangidos a responder perguntas insistentes pelos fariseus da cidade, que lhes impunham perguntas nestes termos:
- Não compreendo o vosso Rabi, ele conhece profundamente a Lei e os Profetas, diz que não veio para destruí-las, mas para confirmá-las, no entanto transgride a Lei a cada passo, desencaminhando o povo. Que dizeis?
Ele sabe o que faz, respondia os discípulos, e a obra é sempre para o bem de todos. Além disso, é um grande Profeta e opera milagres.
-Sim retrucava os interrogantes, mas seus atos destroem suas palavras, e quanto aos seus milagres, não os negamos, mas julgamos serem inspirados por Satã.
Outras vezes interrogavam em outros termos: - Vosso Rabi não para, anda por toda parte, pregando e curando e falando no reino que não é deste mundo. Que tem ele em vista?
Transgride a Lei e os costumes, prega contra a Thora e os sacerdotes do Templo... Por ventura que levantar o povo?
_ Nada disso respondia os discípulos; ele prega a purificação, o arrependimento dos pecados e a redenção pelo amor ao próximo, pois somos todos irmãos, filhos do mesmo Pai Celeste.
_ Então tentando confundir e comprometer os discípulos diziam: Então quer dizer que os Judeus são irmãos dos Samaritanos heréticos e dos pagãos impuros?
E assim os discípulos para não comprometer mais o Mestre Jesus  fugiam deles.
Os Fariseus espalhavam pela cidade que Jesus era inspirado pelo Satã, e por isso é que fazia curas e milagres que os sacerdotes não podiam fazer.
Assim os ânimos de inúmeros moradores foram se acirrando contra Jesus.
Muitos discípulos se mostravam atemorizados e alguns começaram a perder a fé no seu Rabi.
Após estes fatos delegados do Sinédrio, efetuaram uma investigação e chegaram a conclusões de que Jesus era um transgressor da Lei e dos Costumes de Israel principalmente por:
Não respeitar o Sábado, sentar-se a mesa e repartir o pão com pessoas impuras; blasfemar contra Deus, perdoando pecados.
Estas acusações afastaram de vez, muitos discípulos menores.
Sua mãe Maria, ao tomar conhecimento destas acusações, dirigiu-se a Cafarnaum acompanhada de alguns filhos na esperança de convencê-lo a volta para casa, pelo menos por um tempo, e não se expor desta maneira ao Sinédrio.
Jesus estava na casa da Sogra de Pedro , quando uma multidão se espremia a porta quando Maria chegou , e assim os seus discípulos comunicaram ao mestre que sua mãe estava lá fora
E o Divino Mestre penetrando no pensamento de sua Mãe e de seus irmãos (que discordavam de suas atitudes) respondeu:
- Minha mãe e meus irmãos são  aqueles que fazem a vontade de meu Pai. Que crêem em mim e seguem os meus ensinamentos.
Então vemos nessa passagem que as únicas ligações verdadeiras e permanentes são as que ligam as almas entre si e não os corpos físicos.
Refletindo nessa lição:
Se você tivesse oportunidade faria como Maria de Magdala?
Muitos de nós desistimos do Curso quando este se torna mas intenso através da Reforma Intíma, porque são os Melindres a renúncia dos valores individuais para vivenciarmos o Evangelho do Cristo.
Muito de nós acreditamos que somos todos irmãos, mas rejeitamos quando chega até nós, pessoas necessitadas, por estar muito enraizada dentro de nós o preconceito o orgulho a vaidade.
Temos dificuldades de exemplificarmos o Evangelho?
Queremos ser compreendidos, queremos amor e perdão dos nossos pecados?
Mas ainda não aprendemos a perdoar, a amar como nosso Mestre nos ensinou.
Aproveitemos então essa oportunidade de fazermos hoje, tudo aquilo que ele nos deixou, seu maior exemplo de humildade com Maria de Magdala, e amor ao nosso próximo!

Claudia Santos 25/10/11

Bibliografia:
O Redentor: capitulos 28 e 29 (Edgar Armond)
Boa Nova - cap. 20 (Humberto de Campos /Chico Xavier)
Maria de Nazaré - Roque Jacintho -  Ed.Estudo no lar

5 comentários: